Cuidado! As aranhas-marrons não são vizinhas bem-vindas!

Cuidado! As aranhas-marrons não são vizinhas bem-vindas!

Comuns em áreas urbanas, as aranhas-marrons não são vizinhas bem-vindas. Elas se escondem em qualquer canto da casa, no meio das roupas e nas frestas das calçadas e picam os incautos. Na hora quase não se nota, mas 24 horas depois pode surgir uma necrose em volta do local picado. Em casos mais graves, o veneno destrói células do sangue e pode causar falência dos rins, levando à morte.

Em colaboração com pesquisadores franceses, um grupo da Universidade Federal de Minas Gerais, liderado pelo bioquímico Carlos Olórtegui, encontrou uma proteína que estimula o sistema imunológico a combater o veneno da aranha-marrom Loxosceles intermedia – comum nas regiões Sul e Sudeste do país.

Com base nessa descoberta, publicada na Toxicon, o grupo produziu uma proteína sintética e verificou seu efeito imunizante em testes com camundongos e coelhos. Depois de imunizados, os camundongos resistiram a doses letais do veneno da aranha e os coelhos não sofreram necrose da pele quando expostos à proteína rLiD1 do veneno da aranha.

PREVENÇÃO CONTRA PICADAS
A aranha provoca acidentes quando comprimida, deste modo, é comum o acidente ocorrer enquanto o indivíduo está dormindo ou se vestindo, sendo o tronco, abdome, coxa e braço os locais de picada mais comuns. Algumas dicas para se prevenir contra a picada são:
– Verificar as roupas e sapatos antes de usá-los;
– Manter o gramado e jardim limpo e aparado próximo as residências.
– Realizar limpeza sistemática da residência, principalmente atrás de móveis, quadros e objetos onde as aranhas possam se esconder.

Em caso de acidente com aranha marrom, o indivíduo deve dirigir-se imediatamente para um hospital ou posto de saúde, pois é necessário receber o soro antiaracnídeo.
Fonte: Revista Pesquisa Fapesp nº 165